Os garotos incríveis: Palmeiras x Vitória decidem Brasileiro Sub-20 e revelam futuros craques

O Campeonato Brasileiro Sub-20 é uma das principais competições de base do Brasil. Considerada a porta de entrada para o futebol profissional, muitos jogadores colocam o “coração na ponta da chuteira” para se destacarem e ganharem chance no time de cima dos seus clubes. 

Muitos clubes investem pesado nas categorias de base, com o intuito de colher novos talentos para o futuro. Esse foi o objetivo dos 20 times que disputaram o Brasileirão da categoria nesta temporada. Depois de uma batalha de 15 rodadas, Palmeiras e Vitória se destacaram entre os demais e fazem a grande final do torneio. No primeiro confronto, em Salvador, o Verdão venceu por 4 a 1. Com um elenco cheio de futuros craques, as equipes fazem o jogo final no próximo dia 25, na Arena Palmeiras. 

Quem será o campeão brasileiro sub-20? Para ficar por dentro acompanhe o desempenho das duas equipes em jogos das fases anteriores da competição. 

Palmeiras, escola de craques

O atacante Gabriel Jesus vive um dos seus melhores momentos da carreira. Destaque do Manchester City e de volta à Seleção Brasileira após a Copa da Rússia, o jogador de 20 anos é um atleta revelado nas categorias de base do Palmeiras. 

Foi com a camisa do Verdão que o atacante começou a dar os primeiros dribles na base e logo foi chamado pelo então técnico do profissional, Osvaldo de Oliveira, para fazer parte do elenco principal de 2015. No ano seguinte, ele conquistaria seus primeiros títulos no time principal, o Paulista e o Campeonato Brasileiro de 2016.

Para se tornar um novo Gabriel Jesus, os garotos da base do Palmeiras prometem fazer história e conquistar o título nacional da categoria. Um dos destaques da equipe é o atacante Papagaio, de 18 anos, com nove gols na temporada. O jogador já atuou nesta temporada no time principal e é presença garantida no elenco principal no próximo ano. 

Outro destaque do Palmeiras para esta final é outro atacante, o jovem Yan, de 20 anos. Com sete gols em nove jogos na temporada, o jogador tem sido essencial na campanha do Verdão até aqui. O curioso é que Yan veio do Vitória, em 2017, após uma troca com Cleiton Xavier. Agora, ele enfrenta o seu ex-clube podendo ser campeão. 

Yan tem sido convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para compor o banco durante o Brasileirão. Foi assim na vitória de 2 a 0 sobre o Grêmio, pela 29ª rodada da Série A. Ele também deve compor o elenco profissional em 2019.

Vitória, a grande surpresa

Não é de hoje que o Vitória investe na sua base. Quem não se lembra dos craques a década de 90 como o goleiro Dida e o meia Juninho Pernambucano, dois talentos oriundos das categorias de base do clube baiano. 

A safra desta temporada traz como destaque o atacante Eron, de 20 anos, artilheiro do clube baiano no Brasileiro Sub-20. Foi dele os três gols na goleada sobre o Flamengo por 6 a 1 na primeira partida da semifinal entre as duas equipes. 

Além de atuar no Brasileiro Sub-20, Eron também ajuda o time profissional escapar da zona do rebaixamento do Brasileirão. Contra o Atlético-PR, na 27ª rodada, o jogador marcou duas vezes na vitória por 4 a 3 sobre o rival. 

Retrospecto entre as duas equipes

Palmeiras e Vitória já se enfrentaram duas vezes nesta edição do Brasileiro Sub-20. Pela segunda fase da competição, pelo grupo E, o Palmeiras derrotou o Vitória por 3 a 1 no Barradão. Na rodada seguinte, no Novelli Júnior, nova vitória verde por 2 a 0. 

Pela campanha até agora, os finalistas estão iguais em número de vitórias: cada um venceu 4 jogos. Vale lembrar que o Palmeiras tem o melhor ataque da competição com 27 gols. O Vitória, juntamente com o Fluminense, tem a defesa menos vazada da competição com apenas 14 gols sofridos. 

Os craques de amanhã

Quem aposta no futebol, sabe que são os craques formados em casa que vão fazer a diferença nas disputas nos melhores gramados do mundo.

Campeonatos e torneios de categorias de base e equipes sub 20 servem especialmente para isso: formar jogadores que vão formar os times profissionais em futuras temporadas. Há muito tempo o futebol brasileiro já descobriu que formar jogadores é o único caminho para montar equipes competitivas sem gastar muito dinheiro. Além disso, os jogadores que se destacam, acabam se tornando fonte de renda para os times quando são vendidos para grandes times, principalmente do exterior.

Filed in: Tags:
blog comments powered by Disqus
© 2011 Sports21 | Running on BlogEngine.NET 2.5.0.6